quinta-feira, novembro 03, 2005

How long must we march

Caía muita água das bicas, agora que íamos embora. Quando chegamos a chuva já havia cessado havia muito e no portal de entrada misturavam-se crianças e senhoras que trabalhavam para "As missões". Minha mãe me lembrou uma quatro vezes para não esquecer de levar um dinheiro para doar para "As missões".

Hoje acordei por volta do meio-dia. Minha mãe abriu a porta do quarto e, equanto me despertava, me seduzia descrevendo o que havia na mesa já posta. O primeiro prato era uma delícia a pouca descoberta aqui pra gente: surubim ao molho de camarão, lá do Bar do Japonês. O molho é feito com azeitonas, cebolinha, cebola, pimentão e pimenta. Uma iguaria. O segundo prato não tinha muito o que ostentar, mas era muito bom na sua simplicidade: salsicha ao molho sugo. Só não sabia o porque de dois pratos tão díspares na mesma mesa de almoço.

Pego o carro e levo minha mãe ao cemitério. Dia de finados. Estacionei no fim da subida nem tão íngrime que leva a ele. Desço com minha mãe, segurando velas e uma caixinha de fósforo e reclamando com minha bermuda que não tem um bolso decente. Primeiro visitamos o túmulo do meu bisavô, bisavó, avô e avó por parte de minha mãe. Os meus por parte de pai estão enterrados em Franca e só lembro de os ter visitado enquanto morávamos lá. Enquanto tento acender três velas ao lado do túmulo, umavoz conhecida passa varrendo o caminho cheio de folhas caídas das árvores. Era Zequinha, o Coveiro.

Eu e minha mãe nos dirigimos para mais dois túmulos de parentes nossos. Na percurso para o terceiro, ap[ós acender mais duas velas, encontro com Carlão, vocalista da banda Demolition Effect, e com o Zequinha. Muito barbudo. Apóia no ombro uma vassoura com uma caixa de papelão presa a ela. Volto ao encontro de minha mãe que me pede para acender as velas restante no Cruzeiro, que é uma cruz grande, no fim do cemitério, lá as pessoas rezam e acendem várias velas. Tive dificuldade pelo excesso de água que estava empoçada e pelo vento, que me lançava o fogo das outras velas já acesas.

Saindo do cemitério, após deixar a pequena contribuição para "As missões", quase levamos um banho das bicas que ficam acima do portal de entrada. Um homem subiu lá em cima e desentupia as bicas com um galho de árvores, fazendo sua chuva alí na entrada do cemitério.

Nenhum comentário: